segunda-feira, 16 de setembro de 2013

 
FINADOS - 2013
 
 
            
                                                     

terça-feira, 28 de maio de 2013




        Placas esculpidas em granito Preto São Gabriel com 0, 05 mm de profundidade, podem ser pintadas em dourado, cromado ou branco, conforme preferência do cliente. Têm menor risco de roubo já que uma vez gravada não pode ser reutilizada.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

                  Os rituais de sepultamento da tribo indonésia Toraja

                                                                                                           Parte 4

            


 
Os menores de todos os cemitérios Toraja são os "Baby Trees" (em português, árvores dos bebês), onde os mais jovens da tribo são "enterrados". Se uma criança morre antes de começar a ter dentes, sua mãe deve envolver seu corpo em roupas, fazer um buraco na "árvore dos bebês", e colocar o bebê dentro.
 
O buraco é então selado e, conforme a árvore começa a sarar, os membros da tribo acreditam que a criança é absorvida.
 
Se você acha tudo isso muito estranho ou exagerado, lembre-se que estes costumes de sepultamento são uma grande parte da tradição da tribo Toraja, tradição esta que exige muito esforço para se manter viva em um mundo moderno. Vale a pena conferir.




 
 
 
Fonte: http://www.mundofunerario.com.br/noticias/os-rituais-de-sepultamento-da-tribo-indonesia-toraja/

terça-feira, 7 de maio de 2013


Bom dia!
        Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma novidade que eu encontrei acessando o site da FOL (Funerária On-Line), que está sempre nos trazendo notícias do ramo. Trata-se de um Curso de Engenharia de Cemitérios, será nos dias 16, 17 e 18 de Maio, em Curitiba, vai tratar assuntos como Arquitetura tumular, Tipos de Cemitério, Decomposição, Liberação de Necrochorume, Aspectos Ambientais, Legislação Ambiental sobre Cemitérios, entre outros assuntos que estão sempre em nosso cotidiano, achei muito interessante por isso resolvi compartilhar com vocês aqui no Blog. Abaixo segue o link para os interessados buscarem mais informações: http://www.funerariaonline.com.br/Eventos/Default.asp?id=7664 .

segunda-feira, 29 de abril de 2013

                     Os rituais de sepultamento da tribo indonésia Toraja

                                                                                                          Parte 3



 
No cemitério Ke’te kesu’, os mortos não são colocados em "túmulos", mas em caixões de madeira pendurados do lado das falésias. Os caixões são decorados com formas geométricas, mas com o tempo a madeira começa a apodrecer e os ossos do falecido frequentemente ficam expostos.
 
Alguns membros da tribo Toraja mais espertos fazem um pacote com ossos de vários membros da família e o colocam em um único caixão que eventualmente, não consegue suportar tal peso e se quebra.
 
Entretanto, a julgar pelas pilhas de madeira e ossos no fundo do cemitério suspenso, isso não parece incomodar ninguém.


Fonte: http://www.mundofunerario.com.br/noticias/os-rituais-de-sepultamento-da-tribo-indonesia-toraja/

quarta-feira, 24 de abril de 2013

                   Os rituais de sepultamento da tribo indonésia Toraja

                                                                                                          Parte 2


Embora existam igrejas na região indonésia, os membros da tribo raramente são enterrados no solo. Comumente são colocados em túmulos escavados nos penhascos das proximidades, ou em caixões de madeira pendurados ao lado das montanhas.

Lemo, um dos cemitérios mais populares da área, se parece com um grande pedaço de queijo suíço, com buracos esculpidos na rocha onde devem caber caixões, e varandas para o ’’tau tau’’ (bonecos de madeira em tamanho real que representam o falecido).

Nos velhos tempos, as efígies só demonstravam o gênero dos mortos, mas agora os mestres escultores tentam fazeros bonecos se parecerem com a pessoa real. Após o corpo ter sido colocado em sua tumba de pedra, a efígie do morto é colocada ao lado de outras, em um balcão esculpido, assim seu espirito pode vigiar seus descendentes.

Infelizmente, muitas efigies tau tau foram roubadas para serem vendidas a turistas, então as pessoas começaram a mantê-las em sua casa.



Fonte: http://www.mundofunerario.com.br/noticias/os-rituais-de-sepultamento-da-tribo-indonesia-toraja/

terça-feira, 23 de abril de 2013

FORNECIMENTO DE CARNEIRAS

       No ano de 2012  fornecemos gavetas subterrâneas para o Prefeitura Municipal de Indaial, SC, que utiliza as carneiras para montagem de gavetas duplas no Cemitério Municipal.  Entregamos 184 unidades, a montagem fica por conta dos funcionários do Cemitério, por isso ressaltamos sempre a facilidade de montagem que os encaixes das peças proporcionam.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

                           
                    Os rituais de sepultamento da tribo indonésia Toraja

                                                                                                                               Parte 1



A tribo Toraja é conhecida pela forma alegre com que trata a morte, e por seus cemitérios únicos esculpidos em rochas íngremes. A mairoria dos menbros da tribo é cristã, convertidos durante a colonização holandesa, mas os traços de suas velhas crenças ainda se mantêm, e são mais visíveis durante as  festividades fúnebres e costumes funerários.
 
Sim, a tribo é obcecada com a morte, mas não em um sentido trágico; para eles, os funerais são mais parecidos com festas de despedidas, celebrações grandes com sacrifícios de dezenas de búfalos e porcos apreciados por toda comunidade.
 
A principal preocupação de um membro da tribo Toraja é ter certeza de que ele conseguirá dinheiro suficiente na época que deixar esse mundo, para que sua família possa dar a melhor festa da cidade.
 
Os corpos dos mortos são armazenados sob a casa de suas famílias por anos após a sua morte. Durante esse tempo, os parentes restantes referem-se a essa pessoa não como ’’o falecido’’, mas como ’’o doente’’, e arrecadam dinheiro para um verdadeiro funeral com, normalmente, centenas de convidados. Dica: os turistas são bem-vindos a participar das festividades, contanto que não se vistam de preto ou vermelho.


Fonte: http://www.mundofunerario.com.br/noticias/os-rituais-de-sepultamento-da-tribo-indonesia-toraja/

TORRES


   Patentes Requeridas

TORRES
  • ·         Estrutura em peças pré-moldadas de concreto (dispensa o uso de tijolos);
  • ·         Revestimento em granito;
  • ·         Possui floreiras nas laterais;
  • ·         Fácil, e rápida montagem;

Adquira todas as peças, e execute a montagem com custo e mão de obra de sua preferência!

VEJA O VÍDEO DE MONTAGEM ACESSANDO O LINK: 



Entre em contato:
(49) 3245-0745 / (49) 9936-0625

terça-feira, 16 de abril de 2013

GAVETÁRIOS




Processo construtivo de gavetários para cemitérios, utilizando peças pré-moldadas em concreto, desenvolvidas especificamente para esse fim que se encaixam formando lóculos sobrepostos de fácil e rápida montagem. As peças estão adequadas para receber o sistema de filtragem de gases conforme exigências do CONAMA. Podem ser construídas em blocos de vários tamanhos e com quantidades diversas de lóculos.
            Este modelo de gavetários é a solução para problemas de espaços nos cemitérios, tornando-se a melhor alternativa para cemitérios verticais.
          Estas construções feitas em meio a jardins e áreas verdes criam um ambiente que transmite paz e tranquilidade. Assim os cemitérios passam a ser estruturas mais organizadas e humanizadas.


Gavetários e Carneiras pré-moldadas em concreto



A Granitos Mondini atua, desde 1978, no seguimento da construção civil e no ramo funerário. A empresa busca com afinco modernizar-se para um mercado cada vez mais competitivo, procurando sempre solucionar os problemas enfrentados pelos clientes.
Desde 2009, devido a sua experiência no setor funerário, percebendo as dificuldades encontradas pela administração dos cemitérios, como superlotação, construções mal feitas que causam vazamento de necrochorume, mau cheiro e contaminação, dificuldade nos licenciamentos de cemitérios, a empresa desenvolveu alguns produtos e desde então vem trabalhando para melhorá-los e aperfeiçoá-los com a finalidade de encontrar soluções e tornar mínimas as dificuldades que ocorrem nas instalações de cemitérios que ultimamente vem causando danos à saúde pública e ao meio ambiente.
A legislação já prevê o uso obrigatório de carneiras nos sepultamentos (IN52 da FATMA e Resolução do CONAMA nº 335). Esses produtos vêm substituir as antigas formas de construção. As peças pré-moldadas em concreto além de proteger o solo e os lençóis freáticos da contaminação por necrochorume proporcionam facilidade e rapidez na montagem, minimizam custos operacionais, evitam a dissipação dos gases expelidos em decorrência da decomposição, diminui o impacto ambiental, dispensa o uso de tijolos, madeiras e pregos para caixaria, o lixo de descartes, é viável economicamente, evita desperdício de material e diminui o tempo e custo com mão de obra.
Enfim esse produto é uma solução funcional concebida para acolher o processo natural de transformação dos corpos, baseando-se no respeito à memória dos que ali descansam e no inevitável esquecimento progressivo sobre eles trazido pelo tempo. Tem como objetivos a proteção do meio ambiente, transformar os cemitérios em locais organizados, limpos e agradáveis a fim de amenizar o impacto emocional causado por esse tipo de ambiente, oferecer um local seguro e descontaminado às pessoas que trabalham e frequentam esse meio, conforme exigências da Instrução Normativa número 52 da FATMA (Fundação do Meio Ambiente de SC), além de evitar problemas com falta de espaços nos cemitérios, hoje considerado um problema a nível nacional. E ainda viabilizar e simplificar o licenciamento ambiental junto ao órgão competente para a construção de novos cemitérios.
Produzimos peças de diferentes tamanhos e modelos, cada uma tem uma finalidade especifica, todas têm relevos que possibilitam o encaixe das peças, diminui peso, dessa forma não precisam de guinchos para ser movimentadas, diminuem também custos com transportes. São feitas em concreto armado, pré-moldadas, possuem uma estrutura de ferro para reforçá-las, e para junção e vedação é necessário apenas argamassa.